Nas vésperas da reabertura, isolamento em Porto Alegre foi inferior a 40%

Prefeitura propôs medida como um teste de comportamento e acredita que abertura de 72 horas não causará grandes impactos na circulação da Covid-19

Taxas de isolamento ficaram abaixo da meta em Porto Alegre | Foto: Divulgação / CP
Taxas de isolamento ficaram abaixo da meta em Porto Alegre | Foto: Divulgação / CP

Esta sexta-feira foi de reabertura dos estabelecimentos comerciais em Porto Alegre, em uma autorização temporária para o Dia dos Pais. A possibilidade de funcionamento ocorre até domingo. A Prefeitura observou que o prazo de 72 horas não causaria impacto significativo na curva de contágio da Covid-19.

Em entrevista à Rádio Guaíba, o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Miragem, destacou que a abertura serviria de teste sobre o comportamento da economia. “Vamos estar controlando para não haver aglomerações. A medida serve até de teste para o futuro, tanto da população quanto dos agentes econômicos”, pontuou.

Isolamento social

No entanto, a reabertura pode refletir nos índices de isolamento social. Os dados desta sexta-feira devem ser divulgados no sábado. Nos dias que antecederam a medida, o monitoramento da circulação de pessoas nas ruas atingiu marcas consideradas insatisfatórias. A média de pessoas em casa entre segunda (3) e quinta (6) foi de 39,9%. A meta estabelecida pela Prefeitura para controlar o contágio da Covid-19 é de 55%.

O pior número foi observado na quarta (5), quando apenas 38,9% da população respeitou o isolamento. Na segunda e na terça, a marca ficou pouco acima de 40%; já na quinta, voltou abaixo dessa marca. Nem mesmo no domingo, dia da semana que registra os melhores índices, o objetivo de 55% foi alcançado. No dia 2 de agosto, o número de pessoas em casa foi de 53,2%.