Morro Redondo vai ter lockdown no fim de semana para conter avanço da Covid-19

Iniciativa ocorre no município das 12h de sábado às 12h de segunda-feira

A Prefeitura de Morro Redondo, na metade Sul, decretou lockdown como medida de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. A iniciativa ocorre no município das 12h de sábado às 12h de segunda-feira. Pelo decreto, fica permitido o funcionamento de farmácias e drogarias exclusivamente para venda de remédios; clínicas e serviços veterinários em regime de urgência e emergência; distribuidora de gás; postos de combustíveis, com serviços anexos fechados; funerárias e cemitérios; serviços públicos essenciais, como Brigada Militar, serviços de saúde e fiscalização em geral; hospital, e meios de comunicação, dando preferência ao teletrabalho.

O atendimento fica limitado a uma pessoa por família, observando a restrição de um cliente por atendente, bem como os protocolos de higiene. Também está proibida a circulação de pessoas e automóveis particulares na cidade, salvo por motivo de força maior e para atividades de cunho essencial. O decreto também veda reuniões e atos públicos ou privados que provoquem aglomerações.

A fiscalização fica a cargo da Brigada Militar, que também participa de barreiras na cidade durante o lockdown. Pessoas e veículos vindos de fora serão orientados a voltarem ao local de origem.

Como justificativa ao decreto, a Vigilância Epidemiológica e o Comitê da Pandemia informaram em um comunicado que a cidade registra transmissão comunitária de Covid-19, ou seja, não é mais possível rastrear a origem da contaminação. Referências em saúde para a cidade, Pelotas e Rio Grande atingem quase 100% de ocupação em leitos de UTI.

“Além disto, constatou-se nas barreiras sanitárias realizadas nos últimos três finais de semana, um número expressivo de visitantes para nosso município (embora a curta duração das barreiras, duas a três horas, devido à falta de mão de obra adequada). Tivemos também um aumento significativo de casos positivos somente nesta semana”, cita a nota.

Em Pelotas, onde o lockdown vai se iniciar às 20h de sábado, a prefeitura, juntamente com as forças de segurança, definiu estratégias para fazer valer as regras da medida. Pelo menos quatro táticas foram divulgadas: barreiras volantes nas principais vias da cidade, atendimento a denúncias, policiamento permanente nos pontos críticos para aglomerações e abordagem de policiais à paisana (sem farda). O lockdown fica em vigor até as 12h de terça-feira.