Covid: mapa preliminar classifica 12 das 21 regiões do RS com bandeira vermelha

Além da região de Guaíba, foram classificadas como de risco alto de contaminação as de Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana

Reprodução / Palácio Piratini

Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado classificou, nesta sexta-feira, 12 regiões com bandeira vermelha para o risco de contágio pelo novo coronavírus. As outras nove ficaram com bandeira laranja. Pela primeira vez, o mapa passou a ter 21 territórios, em vez de 20.

O de Guaíba, recém desmembrado do de Porto Alegre, reúne 19 cidades das regiões Carbonífera e Costa Doce. Essa cisão, contudo, não livrou esses municípios das restrições da bandeira vermelha. Além dessa, foram classificadas como de risco alto de contaminação as regiões de Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. Já as de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo continuaram com a bandeira vermelha. Única a ter teve melhora nos indicadores, a região de Lajeado voltou à bandeira laranja.

Conforme esse mapa preliminar, os 275 municípios com risco alto de contágio abrangem 7,7 milhões de habitantes, o que corresponde a 68,5% da população gaúcha (total de 11,3 mi). Cento e 26 deles, porém, poderão adotar protocolos de bandeira laranja por não registrarem mortes ou hospitalização, nas duas últimas semanas, em função da Covid.

Até as 6h de domingo, municípios e associações regionais podem apresentar pedidos de reconsideração. As bandeiras definitivas saem na tarde de segunda-feira. O mapa hoje em vigor, que começou também com 12 regiões com a bandeira vermelha, terminou com seis nesse patamar, após o julgamento dos pedidos de reavaliação.

Regiões com bandeira laranja

Além da região de Lajeado, foram classificadas com bandeira laranja (risco médio) as de Santa Maria, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile