Começa distribuição de 80 mil medicamentos usados em UTIs a 46 cidades do RS

Entrega será priorizada para hospitais que estão com estoques zerados

Foto: Ricardo Giusti/CP

Um carregamento com cerca de 80 mil anestésicos e relaxantes musculares começou a ser distribuído a 59 hospitais do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. Usados para a intubação de pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão encaminhados, a 46 cidades, pelo 3º Batalhão de Suprimentos do Comando Militar do Sul.

A falta de medicamentos sedativos e anestésicos se estendeu pelos últimos dois meses. Em início de julho, a Secretaria Estadual da Saúde reconheceu o problema e orientou para o cancelamento de cirurgias eletivas. Além de gerar impacto nos procedimentos cirúrgicos, a falta desses medicamentos põe em risco a vida de pacientes com Covid-19.

A entrega vai ser priorizada a hospitais com estoques zerados, conforme a Secretaria. Serão entregues cerca de 43 mil ampolas de Fentanila para abastecer 46 hospitais durante 20 dias; 23 mil ampolas de Atracúrio para cobertura do estoque de 15 dias para 33 hospitais; e mais de 13 mil ampolas de Rocurônio para cobertura de estoque por 30 dias para outras 26 casas de saúde.

Para garantir estoques futuros, o governo estadual aderiu ao pregão via Sistema de Registro de Preços (SRP), aberto pelo Ministério da Saúde, com 18 empresas participantes. Este pregão entrou na fase de negociação de preços. Além disso, o estado também encaminhou um processo de compra de medicamentos, ainda em andamento.