Comando Ambiental da BM resgata 15 cães em situação de maus tratos em Porto Alegre

Outros 15 animais já haviam sido recolhidos anteriormente na mesma casa no bairro São Sebastião

Cachorros foram retirados do local e entregues para uma organização não governamental de proteção | Foto: BM / Divulgação / CP

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) confirmou, na manhã desta sexta-feira, o resgate de 15 cães em situação de maus tratos em uma residência no bairro São Sebastião, em Porto Alegre. No mesmo local, os policiais militares já haviam recolhidos anteriormente outros 16 animais em péssimas condições.

A ação ocorreu nessa quinta-feira. Os PMs constataram que o morador desobedeceu notificação do Ministério Público para não elevar o número de animais na casa. Ele acabou preso, em flagrante, por dificultar a ação fiscalizadora, desacato, maus tratos e manter atividade potencialmente poluidora sem licenciamento.

Durante averiguação no interior da residência, o homem escondia os cães pelos cômodos do imóvel e impedia o trabalho do efetivo da Patrulha Ambiental do CABM. Em um cômodo, os policiais militares encontraram também uma cadeira odontológica, aparelho de raio-x odontológico e diversos materiais usados na fabricação de próteses dentárias. O local não possuía alvará sanitário ou licenciamento ambiental, nem comprovação da destinação dos resíduos de saúde.
Os cães foram deixados na tutela da organização não governamental Projeto Raça Pra Quê.