Conceição recebe 30 respiradores e prevê operação até o final do mês

Diretor do Grupo Hospitalar Conceição observa queda na procura de pacientes pro atendimento, mas manutenção das taxas de ocupação de UTI

Chegada de respiradores foi confirmada pela direção do Conceição | Foto: Reprodução/Google Street View
Foto: Reprodução/Google Street View

O Grupo Hospitalar Conceição anunciou, nesta quinta-feira, o recebimento de 20 respiradores para beira de leito e mais 10 para transporte de pacientes. Os equipamentos vão ser instalados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, permitindo a ampliação de leitos de UTI na unidade. A solicitação foi feita pela direção da instituição ao Ministério da Saúde, quando da visita do interino da pasta, general Eduardo Pazuello, ao Rio Grande do Sul em julho.

O diretor-presidente do GHC explica que parte dos respiradores vai substituir os equipamentos antigos. Cláudio Oliveira ressalta que as novas vagas de UTI devem estar abertas até o final de agosto. “Nós agora dependemos da chegada deles, que a nossa engenharia biomédica faça os testes para ver se eles estão funcionando todos corretamente… A montagem e o treinamento dos profissionais que vão utilizá-los”, elencou. “Uma outra questão é a contratação dos médicos intensivistas do processo seletivo que nó fizemos agora em julho. Eles deverão estar trabalhando na segunda quinzena de agosto. Então eu diria que, dentro ainda do mês de agosto, nós teremos mais dez leitos disponíveis para a população”, completou Oliveira.

Situação da Covid-19 no Conceição

O diretor do Grupo Hospitalar Conceição observa uma queda na procura de pacientes por atendimento de Covid-19. Mesmo assim, a ocupação dos leitos segue elevada. “Nós estamos percebendo, nesta última semana, uma diminuição na procura. Ainda não está refletindo nos leitos. Nós estamos ainda com 95% de ocupação nos leitos da nossa UTI Covid, mas não temos tido novas internações”, detalhou. “Se continuar nesta mesma linha, mais dez dias, nós teremos uma diminuição também da nossa ocupação”, completou Oliveira.

Cláudio Oliveira destacou que o GHC segue monitorando os casos de Covid-19 entre funcionários dos hospitais Conceição, Cristo Redentor, Fêmina e Hospital da Criança. O diretor garante o fornecimento e a manutenção dos estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs).