Sem brasileiros entre as vítimas, explosões em Beirute já mataram mais de 70

Até agora, não há indícios de que tenha se tratado de um atentado terrorista

Foto: Ksokhn + Thebikekitchenbeirut

O ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan, informou que ao menos 73 pessoas morreram e 3,7 mil ficaram feridas após uma série de explosões na região portuária na capital, Beirute, de acordo com a TV Al Jazeera. No Brasil, o Itamaraty confirmou que não há cidadãos do país entre as vítimas do acidente.

A megaexplosão ocorreu em um armazém onde eram armazenados “materiais altamente explosivos” confiscados pelas autoridades. O major-general Abbas Ibrahim, da Direção Geral de Segurança do Líbano, ainda não se sabe exatamente o que causou a explosão no porto.

Repórteres de emissoras de TV na região relataram dezenas de corpos no local. Até agora, não há indícios de que tenha se tratado de um atentado terrorista. Autoridades de Israel negaram qualquer participação que possa ter gerado a megaexplosão. O Hezbollah também negou que tenha feito qualquer tipo de ataque.

Casas de diplomatas brasileiros foram atingidas por estilhaços das explosões, confirmou a reportagem do R7 por meio de fontes do governo federal.

O Ministério das Relações Exteriores informou que “não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos” após as explosões.

A pasta também prestou solidariedade ao povo local. “O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute”, lamentou.

Por fim, o Itamaraty disponibilizou contatos para que familiares possam solicitar informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano.

Embaixada do Brasil em Beirute (Plantão): +961 70108374

Núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília: +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h).

Leia na íntegra a nota do Itamaraty

O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute.

O Ministério das Relações Exteriores acompanha com atenção os acontecimentos na cidade e está pronto para prestar a assistência consular cabível. Não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos.

O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília.

O telefone de plantão consular da Embaixada do Brasil em Beirute está disponível para informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano pelo número +961 70108374. O núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 61 98197-2284.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile