Porto Alegre volta a ter mais de 370 pacientes críticos com sintomas de Covid

Em 10 dos 17 hospitais, setores para pacientes graves atendem com 90% ou mais de lotação

Foto: Alina Souza/CP

Mais uma vez, o número de leitos destinados a pessoas adultas em estado grave, com sintomas de Covid-19, passou de 370, na noite desta segunda-feira, em Porto Alegre. O total, de 371 pacientes internados em situação semelhante, se aproxima do recorde de 28 de julho, quando 375 eram atendidas de forma simultânea.

No momento, a cidade contabiliza 314 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus em leitos de UTI e mais 12 em vagas de emergência, esperando remoção. Outros 45 pacientes, também em estado crítico, recebem atendimento com sintomas da doença, embora ainda sem teste confirmado.

A soma de pessoas em leitos de UTI com sintomas de Covid (359) representa 50,63% dos 709 pacientes internados por todos os tipos de enfermidades.

Quase 40 esperando leito de UTI

Além das 12 pessoas com Covid confirmada em estado crítico, mas ainda em leitos de emergência, outras 27, com outras doenças, seguem aguardando uma vaga de UTI. Embora a lotação não tenha atingido 100%, os hospitais vem encontrando dificuldades em contratar mão de obra especializada para atender em todos os leitos disponíveis.

O índice geral de vagas ocupadas em UTI é de 89,18%, na noite de hoje. Mas em 10 dos 17 hospitais, os setores para pacientes graves atendem com 90% ou mais de lotação. Além disso, nem todas as casas de saúde recebem pacientes infectados pelo coronavírus, pelo fato de se dedicarem a outras especialidades.

Entre os quatro principais hospitais de referência para a Covid, o Clínicas atende 80 pacientes com a doença; a Santa Casa, 56; o Conceição, 38, e o Moinhos de Vento, 36. Exceto na Santa Casa, todos atingem ao menos 90% de ocupação.

Porto Alegre tinha, até o início da noite, 376 mortes atribuídas ao coronavírus, com 8.672 casos confirmados da doença.