Com quase 1,2 mil casos confirmados, Pelotas vai adotar lockdown no fim de semana

Medida vai ser implementada por três dias a fim de reduzir avanço de ocupação de UTIs

Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Foto: Gustavo Vara

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), vai comunicar, até quinta-feira, detalhes sobre o lockdown a ser implementado no município durante o fim de semana. A medida extrema busca frear a disseminação do coronavírus e a procura por atendimento na rede de saúde. Na semana passada, Pelotas chegou a ter 90% de ocupação das vagas de UTI. A cidade da metade Sul já contabiliza quase 1,2 mil casos confirmados de Covid-19.

Em entrevista ao Guaíba News, da Rádio Guaíba, Paula Mascarenhas confirmou que a medida vai ser adotada de forma experimental. “Vamos anunciar até quinta-feira o lockdown. Queremos fazer algo mais forte e radical envolvendo toda a cidade. A gente pensou em adotar um lockdown por uma semana. Mas, por ser uma experiência que não é fácil, esse isolamento radical deve durar uns três dias. A ideia praticamente é parar toda a cidade”, afirmou.

Paula reconheceu que a adesão às medidas restritivas caiu entre a população, em função do cansaço provocado pela pandemia. “O nosso isolamento em Pelotas era muito alto no começo, mas caiu. As pessoas não conseguem mais”, frisou.

Para a prefeita, a ideia é fechar praticamente todo o comércio e proibir a circulação de pessoas, exceto as prestadoras de serviço essencial. Para o transporte público, a possibilidade ventilada é permitir que receba apenas servidores de saúde, por exemplo.

“Com esse isolamento, pretendemos respirar e ganhar fôlego”, mencionou a prefeita ao lamentar as 24 mortes computadas na cidade. Além disso, a Estação Rodoviária pode ser fechada, uma vez que, no fim de semana, é comemorado o Dia dos Pais.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile