Sistema penitenciário contabiliza quatro mortes por Covid-19 e 751 apenados infectados no RS

Do total de presos com coronavírus, 89% cumprem pena no regime fechado

Foto: Alina Souza / CP Memória

O sistema prisional gaúcho já soma 751 casos de Covid-19 entre os detentos dos regimes fechado e semi-aberto. Destes, 671 apenados cumprem pena no sistema fechado, o que corresponde a 89%. Dos que se contaminaram, 317 já se recuperaram e quatro morreram. Os dados fazem parte do boletim diário da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seapen), edição do dia 2, onde consta também que há outros 173 casos suspeitos. Dos 25 estabelecimentos prisionais, apenas 10 não tiveram nenhum caso do novo coronavírus.

A Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), a Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) – antigo Presídio Central – e os presídios estadual de Rio Grande e Lajeado acumularam os maiores números de infectados pela doença, até o momento. O RS tinha 39.589 presos, nesta segunda-feira. Nesta segunda-feira, ocorreu uma quarta morte, na PEJ, de um homem de 35 anos.

Na Penitenciária do Jacuí, em Charqueadas, há 324 presos em isolamento. O número corresponde a mais de 12% da população carcerária, que atualmente é de 2.561 pessoas. Na Cadeia Pública de Porto Alegre, são 36 entre 4.160 presos com a Covid-19.