Sem Acampamento no Harmonia, Semana Farroupilha vai contar com Galpão Virtual em 2020

Videoconferência confirmou programações em formato totalmente online, de 13 a 20 de setembro

Ato no Palácio Piratini marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul
Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Uma videoconferência, no fim da tarde desta segunda-feira, oficializou o cancelamento do Acampamento Farroupilha, que ocorre anualmente, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, em razão da pandemia de coronavírus. A reunião também confirmou que a Semana Farroupilha vai ter formato virtual inédito, em 2020.

O Acampamento costuma reunir mais de um milhão de visitantes em pelo menos 350 galpões instalados no espaço do Harmonia, em setembro.

Participaram do encontro o prefeito Nelson Marchezan Jr., representantes da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Nele, ficou acertado que as programações, confirmadas para o período de 13 a 20 de setembro, ocorrerão em formato totalmente on-line. O “Galpão Virtual Universo Gaúcho” vai contar com shows e oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas e artesanato.

“Vamos fazer deste limão uma limonada. Vamos projetar Porto Alegre e o nosso estado para todo o país, mostrando a força de nossa tradição, em um evento audacioso. Nem o Nordeste aproveitou as festas juninas para se transformar em um evento totalmente on-line, que é o que nós estamos propondo”, disse o vice-presidente administrativo e de finanças do MTG, César Oliveira

Marchezan garantiu apoio da prefeitura para viabilizar a iniciativa, que classificou como “algo extremamente inovador, com potencial de grande impacto e projeção”. O prefeito sugeriu uma avaliação das estruturas da Casa do Gaúcho, pela equipe técnica da prefeitura, com o objetivo de checar condições mínimas de realização do evento virtual, caso o espaço seja o escolhido para abrigar o Galpão Virtual.

Já o secretário adjunto da Cultura e presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, comentou a importância da mudança nas comemorações. “O momento em que vivemos é atípico e precisamos levar em conta os riscos que enfrentamos com aglomerações. Honramos nossas tradições, mas a vida vem em primeiro lugar”, afirma.

Patrona

A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas também definiu por unanimidade Sandra Abech como patrona do evento em 2020. Natural de Porto Alegre, Sandra é professora aposentada e atualmente atua como coordenadora pedagógica.

Sandra iniciou as cavalgadas em 1982, atividade que incentiva a participação das mulheres. Atual patroa do CTG Galpão da Amizade, é a atual vice-presidente da diretoria da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).

“Amamos conduzir a cavalo a Chama Crioula para todos os cantos do Rio Grande do Sul, mas devemos nos voltar para dentro de nós e reacendermos nossa chama da sabedoria, da solidariedade, do amor e da nossa preservação”, reconhece a professora.