Governo estadual mantém seis regiões com bandeira vermelha para risco de Covid

Eduardo Leite divulgou o mapa definitivo na tarde desta segunda-feira

Foto: Divulgação/CP

Após divulgar que 12 regiões foram preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus, o governador Eduardo Leite definiu que seis ficarão com a bandeira vermelha dentro do mapa final da 13ª rodada do Distanciamento Controlado. Com isso, seguem submetidas a regras mais rígidas para a atividade econômica as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Passo Fundo e Lajeado. A última era a única que teve bandeira laranja na rodada anterior. Nessas áreas, onde vivem 49% dos habitantes do Rio Grande do Sul, 65 cidades seguirão liberadas a manter as regras da bandeira laranja pelo fato de não terem registrado casos nem óbitos pela Covid nas últimas duas semanas.

Três regiões – as de Capão da Canoa, Palmeiras das Missões e Caxias do Sul tiveram diminuição de risco do novo coronavírus na última semana. Agora as áreas saem da bandeira vermelha, passando à de cor laranja. Outras seis – Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeiras das Missões, Pelotas, Bagé e Caxias do Sul – manterão a bandeira laranja após terem os pedidos de reconsiderações acolhidos pelo Gabinete de Crise. No total, 14 regiões ficarão com a bandeira laranja. Nenhuma conseguiu retornar à amarela.

Os municípios de Tapera, Cristal e Ivoti também apresentaram pleitos deferidos pelo governo. As regras valem a partir da meia-noite desta terça-feira, vigorando até 10 de agosto.