Marchezan abre possibilidade para flexibilização das restrições ao comércio em Porto Alegre

Discussão depende de redução de demanda de leitos de UTI e da circulação de pessoas na cidade

Foto: Cesar Lopes/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., afirmou em videoconferência nesta sexta-feira que vai iniciar um planejamento junto às entidades empresariais para discutir a flexibilização nas restrições impostas às atividades econômicas em razão da pandemia de coronavírus. O prefeito alertou, contudo, que essas novas medidas só serão tomadas se a cidade apresentar uma redução de demanda de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e na circulação de pessoas.

“Duas semanas atrás fizemos uma proposta de fechamento mais agressivo e uma restrição maior. Poderíamos iniciar a liberação semana que vem, mas não conseguimos o apoio integral, que vimos hoje nos times de futebol pra essa ideia de isolamento. Então, semana que vem a gente vai começar a discutir com as entidades empresariais para fazer um planejamento de diminuição de restrições se a demanda por leitos de UTIs não aumentar e se a circulação de pessoas diminuir ou não aumentar o suficiente pra pressionar os hospitais na cidade”, disse Marchezan.

Minutos antes, o prefeito anunciou a liberação de partidas de futebol em Porto Alegre para este domingo. Após a videoconferência, o prefeito publicou no Twitter que a expectativa é de retomada “gradual das atividades nos próximos 60 dias”. De acordo com ele, os resultados favoráveis dependem do “engajamento de todos: setor público, sociedade civil, imprensa e população”. O prefeito adiantou, ainda, que, inicialmente, as reuniões vão envolver os setores da indústria, comércio, serviços, construção civil, alimentação, hospedagem, supermercadistas, shoppings centers, transporte, religiosos e imprensa.