Instituto Penal de Novo Hamburgo contará com Centro de Triagem a partir deste sábado

Construção do CT é parte de diversas ações implementadas pela Seapen e Susepe em combate ao Covid-19

O Centro de Triagem de Novo Hamburgo conta com 31 vagas e foi reformado com mão de obra prisional | Foto: Stephany Sander / Arquivo / Especial / CP

A partir deste sábado, um Centro de Triagem (CT) passará a funcionar no Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH). A estrutura atuará como uma unidade para que as pessoas que estavam detidas em delegacias de polícia de Novo Hamburgo e São Leopoldo cumpram as regras da quarentena de 14 dias antes de serem encaminhadas ao sistema prisional. Os detidos serão submetidos ao teste de detecção do coronavírus e, em caso de teste positivo, precisarão permanecer em isolamento, conforme orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Susepe estão seguindo todos os protocolos essenciais para reduzir ao máximo a possibilidade do avanço do novo coronavírus nos presídios. E a construção do CT é parte de diversas ações implementadas pela Seapen e Susepe nesse sentido. “Nós estávamos cientes de que, com a expansão da doença na sociedade, em geral, aumentariam os casos entre a população prisional. Por isso, nosso Plano de Contingência prevê áreas de isolamento, como esta,que está sendo agora disponibilizada, buscando reduzir, ao máximo, o risco de aglomeração de pessoas presas nas delegacias de polícia”, explicou o secretário da Seapen, Cesar Faccioli.

Já o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, ressalta o esforço da direção do IPNH e equipe de segurança por terem estruturado, de forma muito rápida e eficaz, as vagas de isolamento, que irão atender à 1ª Região Penitenciária, que abrange o Vale dos Sinos e Litoral. Uma visita técnica ao local foi realizada na tarde desta quinta-feira, acompanhada pelos juízes da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo, Fernando Noschang e Roberta Penz de Oliveira.

O Centro de Triagem de Novo Hamburgo conta com 31 vagas e foi reformado com mão de obra prisional. A estrutura recebeu melhorias na rede elétrica e hidráulica, além de nova pintura. A obra, que durou 20 dias, teve um custo total de R$ 31,4mil com recursos da Susepe.