DNIT libera mais um trecho duplicado da BR 116, no Sul do Estado

Com outros 83,7 quilômetros liberados desde agosto do ano passado, são 92,4 quilômetros já abertos ao tráfego de veículos

Foto: Dnit / Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) libera, nesta sexta-feira, mais 8,7 quilômetros de pista duplicada da BR-116/RS, nos municípios de Sentinela do Sul e Tapes. Outros 83,7 quilômetros já foram abertos ao tráfego desde agosto do ano passado.

A duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, possui 211 quilômetros e está dividida em nove lotes construtivos. O trecho, localizado entre os kms 351 e 360, integra o lote 3 do empreendimento e será o sexto segmento a entrar em operação em 2020. A expectativa do DNIT é concluir toda a duplicação até o final de 2021.

“As obras de duplicação da BR-116/RS têm grande importância, pois a rodovia é a principal via de acesso ao Sul do Estado e ao Porto de Rio Grande, sendo considerada corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul”, destacou o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho.

A obra beneficia diretamente 12 municípios da região Sul do Estado e já há trechos em operação nas cidades de Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Turuçu, Cristal, Barra do Ribeiro, Tapes e Sentinela do Sul.

O projeto de duplicação vai além da implantação de uma nova pista. Os usuários da rodovia passarão a contar também com melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes. Com todas essas intervenções, a obra trará mais segurança, conforto e organização ao tráfego das cidades do seu entorno.