Justiça aceita denúncia contra Serra e a filha por lavagem de dinheiro

Decisão ocorreu depois da deliberação do presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu as investigações da Lava Jato em São Paulo

Segundo MPF, Serra recebeu mais de R$ 4 milhões em propina | Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado / CP

A Justiça Federal de São Paulo aceitou a denúncia contra o senador José Serra (PSDB-SP) e a filha dele, Verônica Allende Serra, nesta quarta-feira. O Ministério Público Federal (MPF) acusa Serra e Verônica de lavagem de dinheiro no exterior. A decisão ocorreu no mesmo dia em que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu investigações da operação Lava Jato contra o senador, alvo de operação da Polícia Federal (PF) no início do mês.

Segundo a denúncia da Lava Jato, em 2006 e 2007 Serra “valeu-se de seu cargo e de sua influência política para receber, da Odebrecht, pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul”. A empreiteira é suspeita de ter pago milhões de reais por meio de uma rede de offshores no exterior.

As investigações demonstraram que José Amaro Pinto Ramos, apontado pelo MPF como lobista e operador de José Serra, e Verônica Serra constituíram empresas no exterior, ocultando a propriedade, e por meio delas receberam os pagamentos que a Odebrecht destinou ao então governador de São Paulo. Nesse contexto, realizaram transferências para dissimular a origem dos valores, e os mantiveram em uma conta de offshore controlada, de maneira oculta, por Verônica Serra até o fim de 2014, quando foram transferidos para outra conta de titularidade oculta, na Suíça.

Operação Revoada

Paralelamente à denúncia, a força-tarefa da Lava Jato também deflagrou a operação Revoada, em 3 de julho, para aprofundar as investigações sobre outros fatos relacionados ao mesmo esquema de lavagem de dinheiro em benefício de Serra.

As autoridades cumpriram oito mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

Em São Paulo, a PF cumpriu mandados no Alto de Pinheiros e na Vila Nova Conceição.

Defesa

O senador José Serra lamentou o que chamou de espetacularização” da operação da PF e negou ter recebido caixa dois.

“É ilegal, abusiva e acintosa a atuação dos órgãos de investigação no presente caso, ao tratar de fatos antigos, para gerar investigações sigilosas e desconhecidas do Senador e de sua Defesa e nas quais ele nunca teve a oportunidade de ser ouvido”, afirmaram os advogados Sepúlveda Pertence e Flávia Rahal, que defendem o tucano.

Suspensão

Dias Toffoli, suspendeu hoje duas investigações abertas pela Justiça de São Paulo contra José Serra para apurar supostas doações ilegais de campanha. A decisão atende ao pedido da defesa, que defende que o caso seja transferido para o STF.

Com a decisão, as investigações abertas pela Justiça Eleitoral e pela Justiça Federal ficaram suspensas até o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, analisar o processo. Por causa do recesso de julho na Corte, coube a Toffoli, que decide sobre as questões do Supremo, julgar a liminar.

Serra se tornou alvo de duas buscas neste mês em função de duas investigações.