Controle biológico em frutas, legumes e verduras é eficaz e não deixa resíduos

A produção de frutas, legumes e verduras (FLV) é uma atividade extremamente importante para a agricultura brasileira, responsável por cerca de 13 milhões de empregos diretos e indiretos. Entre as hortaliças, o cultivo é altamente diversificado sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade do que é produzido. Já nas frutas, o Brasil tem grande destaque estabelecido como terceiro maior produtor mundial, com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano. Segundo a Embrapa, deste total 65% são consumidas internamente e 35% são destinadas ao mercado externo.

Para atender as demandas e especificações principalmente da exportação – que melhor remunera, mas que ao mesmo tempo é mais exigente – é preciso entregar um produto impecável no sabor e aparência, com especial atenção ao LMR (limite máximo de resíduos), ponto de atenção para todos os agricultores, cada vez mais demandado pelos supermercados e consumidores. A missão não é nada fácil, afinal é necessário um controle efetivo de pragas e doenças, além de manejo nutricional eficiente nas propriedades, sem deixar resíduos nos produtos.

Para ajudar os produtores nesse árduo objetivo, uma das ferramentas mais eficientes para reduzir ou zerar os resíduos é o uso de biológicos e naturais. De acordo com Cassiano Forner, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em fitopatologia e pesquisador da Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais para a agricultura, este manejo consiste na utilização de organismos capazes de manter a sanidade das lavouras e proteger as culturas em FLV de patógenos (doenças), nematoides ou insetos que podem lhes causar danos.

Ainda segundo o especialista, o controle biológico hoje é uma ferramenta extremamente importante, pois nesse tipo de produção é muito alta a incidência de doença e pragas. “Temos presenciado excelentes resultados de produtividade e rentabilidade com o uso de biológico em FLV. Além disso, os nossos produtos não geram riscos aos humanos, às plantas e nem ao meio ambiente”, diz Forner.

Soluções eficientes
O controle biológico apresenta-se como uma excelente ferramenta aos agricultores principalmente por sua utilização não deixar resíduos nos alimentos, com destaque aos consumidos in natura.

Hoje como soluções ao mercado, a Biotrop oferece uma gama de ferramentas para auxiliar os agricultores. De acordo com Fábio Scudeler, gerente de inovação e tecnologia da empresa, hoje há disponível aos produtores de FLV diversos produtos. Por exemplo, o Biofree, o consagrado promotor de crescimento que é importante inoculante composto pela combinação de Pseudomonas fluroscens e Azospirillum brasilense. “O produto é capaz de aumentar a eficiência da nutrição vegetal, reequilibrar a biologia do solo e assim elevar a produtividade das culturas. Tem ainda como diferencial promover a biodisponibilização de nutrientes”, destaca.

A empresa também já coloca à disposição os seus dois novos pré-lançamentos que estão chegando ao mercado. Um deles é Furatrop, um bionematicida e biofungicida composto por uma cepa exclusiva e altamente eficiente no manejo de nematoides, produzido com a exclusiva tecnologia Haya, de origem japonesa, que acelera a ativação das bactérias no solo, melhorando a performance do produto e a rentabilidade da lavoura.

Outro destaque é o Bioexos, um extrato botânico de fonte nobre para o manejo de insetos. Ele se fundamenta nos compostos da Azadirachta indica, planta conhecida por sua ação inseticida e utilizada há séculos em diversos países. A formulação do Bioexos é superior e permite resultados destacados para o produtor.

“Também indicamos todos os produtos da linha de bioativadores aos produtores de FLV. Temos um portfólio bastante interessante e em breve teremos muito mais novidades, pois há muitas soluções aguardando registros junto ao Mapa”, finaliza Scudeler.