Pedro Raymundo – de Imaruhy para o Brasil !

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

O sanfoneiro e cantor Pedro Raymundo, natural de Imaruhy,-SC foi o único cantor gaúchesco até os anos 40 na Era do Rádio.
Autor de “Adeus Mariana” primeira música no nosso estilo- um chote- gravada em setembro de 1943 e que foi sucesso nacional, fez com que o cantor exercesse uma grande influência na formação e expansão do cancioneiro do Rio Grande do Sul, que se reflete na música regionalista e inclusive nos festivais de música nativista, com o gaitaço,na “música mais popular” em cada um desses eventos.
Prá quem não sabia Pedro Raymundo chegou em Porto Alegre em outubro de 1929. passou seus maus bocados na Capital Gaúcha, Em 1930 no Mercado Público ele tocava no Café Gaúcho, Café Natal e corria às mesas com um pires. Atuava também no Café Comecial que ficava na esquina da Dr Flores com a Julio de Castilhos.
Trabalhou como condutor de bondes da Carris. Participou inicialmente da Banda de Jazz Carris formada unicamente por funcionários da Companhia. Mais tarde vem a ter uma participação maior no Jazz Cruzeiro de 1933 à 1938.
Em 1932 passa a ser funcionário do Arquivo Público deste Estado como Rasista, isto é, auxiliar de cartório.
Participou do Quarteto dos Tauras que se apresentava no Dancing Margot pelos anos 30 que ficava na Voluntários da Pátria .Logo seria contratado para atuar na Rádio Farroupilha e mais tarde- em julho de 1940 na Rádio Sociedade Gaúcha.
Em 1943 Pedro Raymundo se bandeia para o Rio de Janeiro, dizem até que foi Getúlio Vargas que o levou para cantar na Rádio Nacional, mas na realidade ele viajou rumo ao RJ depois de organizar um Livro de Ouro,angariando fundos para a nova empreitada em terras cariocas.
Lá depois de muitas dificuldades consegue se apresentar na Rádio Mayrink Veira.Depois assinou contrato com a Rádio Tupi. Mesmo assim as coisas eram difíceis até que o compositor Almirante lhe apresenta ao sr José Mauro na Rádio Nacional onde permaneceu por cinco anos e alcançou a popularidade tão almejada.
Gaúcho de coração, muito nos orgulha sua trajetória divulgando a nossa cultura e tradição. Sua obra continua sendo regravada por artistas daqui e de fora do Estado.
Pedro Raymundo faleceu em 9 de julho de 1973.

Baseado no livro Pedro Raymundo e o Canto Monarca de Israel Lopes