Quase metade dos pacientes nas UTIs de Porto Alegre está relacionada com a Covid-19

Na manhã deste domingo, total de pacientes chegou a 344 e representa 49,21%

Foto: Alina Souza / CP

As internações relacionadas com a Covid-19 nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto de Porto Alegre, na manhã de domingo, chegaram a 344, sendo 313 confirmados e 31 suspeitos e representavam 49,21% do total de 699 pacientes internados na cidade. O número de pacientes com diagnóstico positivo para a doença é 179,46% maior do que o verificado em 26 de junho, quando estavam internados 112 confirmados do novo coronavírus em UTIs adulto da Capital. A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI adulto estava em 90,19%, sendo que 10 dos 17 hospitais operavam acima de 90% e três deles: o Hospital Porto Alegre, o Fêmina e o Santa Ana, estavam lotados.

No Hospital Moinhos de Vento, dos 62 leitos operacionais, 56 estavam ocupados na manhã de domingo, sendo 34 pacientes confirmados da Covid-19 e um suspeitos. A instituição informou que, por conta disso, estava com praticamente 100% de ocupação do Centro de Terapia Intensiva (CTI). “Entretanto, como essa ocupação é transitória, com vagas liberadas pelas altas, a instituição sempre busca soluções de adaptação de leitos para atender pacientes que necessitem de Terapia Intensiva. Para isso, há disponibilidade de equipamentos e equipes qualificadas”.

O hospital também declarou que já restringiu os procedimentos eletivos, de acordo com as regras impostas pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Porto Alegre, e segue critérios médicos conforme a situação e gravidade de cada caso. Todas as cirurgias aprovadas, conforme o Moinhos, seguem protocolos rigorosos de segurança e fluxos bem estabelecidos. “A instituição reforça que a situação é preocupante. E, portanto, reitera atenção especial nas próximas semanas, para que todos façam a sua parte, com consciência em relação às práticas sanitárias e de isolamento”, declarou o Moinhos de Vento, em nota.

No Rio Grande do Sul, 37,22% dos 1.816 pacientes internados em UTIs adulto tinham diagnóstico confirmado ou estavam com suspeita da Covid-19, totalizando 862. Destes, 676 estavam com o novo coronavírus e 186 permaneciam em investigação. A taxa de ocupação geral do Estado era de 76,6% e a região mais preocupante continuava sendo a Metropolitana, onde a taxa era de 83.5% na manhã de domingo. Dos 1.233 Leitos UTI Adulto, 1.029 estavam ocupados, sendo 517 internações relacionadas ao novo coronavírus, contabilizando 433 pacientes confirmados e 84 suspeitos.