Tendas vão ampliar capacidade de coleta de exames de Covid-19 em Porto Alegre

Prefeitura também dá início, nesta quinta, à testagem de pessoas que tiveram contato com infectados pelo vírus

Foto: Alina Souza/CP

Seis unidades de saúde de Porto Alegre passaram a contar, a partir desta quinta-feira, com tendas para diagnóstico de Covid-19. Com isso, a Prefeitura vai ter condições de aplicar mais 500 exames do tipo RT-PCR, podendo testar, ao todo, 1,6 mil porto-alegrenses diariamente.

As tendas já começaram a operar junto às Unidades de Saúde Cristal, que fica no Santa Tereza; 1º de Maio, no bairro Cascata; São Carlos, no Partenon; Dretor Pestana, no Humaitá; Paulo Viaro, no Lami; e Hípica.

Os espaços vão evitar que a população se desloque pela cidade em busca de um diagnóstico de Covid-19. A Prefeitura também dá início, nesta quinta, à testagem de pessoas que tiveram contato com infectados pelo vírus.

Profissionais foram contratados para realizar a coleta dos exames solicitados por toda a rede de saúde. Considerado “padrão-ouro”, o RT-PCR detecta a presença do vírus nos primeiros sete dias de aparecimento dos sintomas de infecção.

A ampliação das análises é feita a partir de convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Fundação de Apoio da UFRGS (Faurgs). O contrato para a realização de até 160 exames diários, no valor de R$ 4,32 milhões pagos com recursos do Fundo Municipal de Saúde, aparece na edição desta quarta-feira do Diário Oficial de Porto Alegre.

Os demais 340 testes diários serão viabilizados por termo aditivo. Os exames serão realizados pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), ligado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).

Etapas da testagem

Ao identificar sintomas de Covid-19, como dor de garganta, febre e tosse, a população deve procurar a unidade de saúde de referência ou as tendas para encaminhar a coleta do exame RT-PCR. Reservados inicialmente a pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde, os testes passaram a ser aplicados em grupos acima de 60 anos, profissionais das forças de segurança e idosos de residenciais geriátricos da cidade.

A ampliação para todas as pessoas com sintomas teve início em 6 de maio e, em 15 de julho, para familiares de sintomáticos confirmados com a doença. “As pessoas são avaliadas em qualquer unidade de saúde da cidade, tanto pelo médico quanto pelo enfermeiro. O sistema de notificação já dá o voucher da coleta, que pode ser feita nestas tendas”, explica o secretário-adjunto de Saúde, Natan Katz.

O secretário reitera que todo esforço está sendo voltado a testar as pessoas logo que apresentem sintomas de Covid. “Não é verdade que estamos testando só depois de as pessoas ficarem internadas em hospitais. Temos aumentado a cada semana a quantidade de testes realizados, e estamos fazendo cada vez mais testes de PCR. Já fizemos mais de 35 mil testes na cidade. E isso é mais do que a quantidade de pessoas que foram internadas pela doença”, garante.

De acordo com Katz, a estratégia de testagem é a padrão. “Estamos baseados em evidências científicas de alta qualidade”, ratifica.

A próxima etapa, segundo ele, que também iniciou nesta quinta-feira, é testar pessoas que tiveram contato com infectados pelo coronavírus. “A ideia de testar todas as pessoas, testar as pessoas em casa, é um pouco essa ideia de identificar e isolar os contatos. Mas pessoas precisarão aderir a isso”, adverte.

Unidades de Saúde com tendas para diagnóstico de Covid-19:

Unidade de Saúde Diretor Pestana – Rua Dona Teodora, 1016 – Humaitá (das 8h às 20h)
Unidade de Saúde São Carlos – Av. Bento Gonçalves, 6670 – Agronomia (das 8h às 20h)
Unidade de Saúde 1º de Maio – Av. Professor Oscar Pereira, 6199 – Cascata (das 8h às 20h)
Unidade de Saúde Cristal – Rua Cruzeiro do Sul, 2702 (das 7h às 19h)
Unidade de Saúde Paulo Viaro – Estrada do Lami, 4488 (das 8h às 17h)
Unidade de Saúde Moradas da Hípica – Rua Geraldo Link, 235 (das 7h às 19h)