Deputados do RS votam a favor de prorrogação do Fundeb

Sete parlamentares foram contrários ao projeto, nenhum gaúcho

Foto: Maryanna Oliveira / Agência Câmara / CP

Todos os 31 deputados federais do Rio Grande do Sul votaram favoráveis à prorrogação do Fundeb, nesta terça-feira na Câmara dos Deputados. Sete parlamentares foram contrários ao projeto que renova o fundo para a educação, seis do PSL e um do PSC; todos da base do governo Bolsonaro.

Além de aumentar a quantidade de recursos que a União passa a depositar no fundo, o novo formato do Fundeb diminui a desigualdade, destinando mais dinheiro aos municípios mais pobres. Com as mudanças, 17 milhões de alunos a mais serão beneficiados no País, por meio de recursos para a escolas em que estudam.

Bia Kicis  (PSL-DF), Chris Tonietto (PSL-RJ), Filpe Barros (PSL-PR), Junio Amaral (PSL-MG), Luiz Philippe (PSL-RJ), Marcio Labre (PSL-RJ) e Paulo Martins (PSC-PR) foram os únicos votos contrários no primeiro turno.

No segundo turno, Luiz Philippe (PSL-RJ) mudou de ideia e votou a favor. Já Marcio Labre (PSL-RJ) se absteve. Apesar da liderança do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), ter votado a favor, a aprovação marcou uma derrota para o governo. O Palácio do Planalto enviou propostas de modificações ao texto que foram rechaçadas.

O Planalto queria carimbar parte do dinheiro do Fundeb para um programa de renda mínima ainda a ser criado e também “pular” o ano de 2021, período em que haveria um vácuo para o programa. No entanto, não houve base suficiente para aprovar essas mudanças, apesar de lideranças do Centrão tentarem atuar em favor da equipe econômica.