“Avisos para o Interior”

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Meu amigo Severino Moreira tem lá seu cabedal de fatos pitorescos e coisaradas de campanha. Olha este causo que supimpa!

Mas se existe um fato bem complicado na campanha são as notícias e os avisos pelo rádio. Todo o vivente que mora pra fora escuta o seu radinho e com certeza não perde os famosos “Avisos Para o Interior”.

Certa feita, um vivente que andava pela cidade comprando as “precisão”, mandou o seguinte aviso pra “muié” que escutava em casa:

-Atenção dona Genocilda na Coxilha Seca. Seu marido avisa que vai na linha das três. Pede para a senhora esperar à cavalo na porteira.

Dito e feito ! Quando desembarcou do ônibus, a dona Genocilda estava toda “escalavreada” à cavalo numa cancela. Mas cavalo para o vivente chegar ao rancho e levar as compras ? Necas, ela não tinha levado….

De outra feita o patrão mandou o capataz até a cidade afim de comprar uns sacos de milho para semente e aproveitando a olada, mandou a esposa junto para colocar uma “chapa”, que é como a indiada bagual chama um prótese dentária.
O capataz, que de bobo não tinha nada, despachou o milho pelo ônibus e se foi pro “”percanterio, mas antes passou uma notícia pela “rádia”.

-Atenção seu Emerenciano no Rincão do Quebra Queixo: Seu capataz avisa que a patroa já tá de dente novo e o milho segue pela condução das cinco.

É gauchada.São muito complicados esses tais avisos para a campanha do município, pois para baratear a “cuerada” resume o que pode o texto e pelo “bagualismo” do vivente sempre termina em lambança.

Noutra feita, o patrão mandou o capataz à cidade grande para comprar umas tripas para fazer linguiça e ao mesmo tempo trazer notícias de uma filha que morava no povo e estava nos dias de ganhar a primeira cria.

Chegando à cidade, o capataz comprou as tripas num frigorífico, despachou pelo ônibus e foi ver como estava a filha do patrão antes de se atirar num lupanar ali perto.

A “Tudinha” tinha feito cesariana e passava bem, então ele mandou a seguinte notícia pelas ondas do rádio.

-Atenção seu Deocleciano, no Rincão do Apertado. Seu capataz avisa que sua filha foi operada e passa bem. As tripas seguem pelo ônibus das duas.