Covid: Ministério promete extrator para ampliar capacidade de testes diários no Lacen

Equipamento chega nos próximos dez dias a Porto Alegre

Prédio do Lacen, na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. - Foto: Elton Augusto dos Santos-FEPPS

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, confirmou nesta terça-feira o repasse de um extrator para o Laboratório Central do Estado (Lacen) capaz de fazer com que o número de testes para a Covid aumente em até 2,5 vezes. Com isso, o Lacen espera ampliar o processamento de diagnósticos, de 400 para mil por dia.

O equipamento é utilizado para a realização automatizada de exames RT-PCR. O extrator chega nos próximos dez dias a Porto Alegre. A meta do governo estadual é elevar para 4 mil a média diária de diagnósticos do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Além do Lacen, o RS já conta com parcerias de três universidades para realização de exames: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Pela manhã, Pazuello já tinha oficializado o envio de mais cem aparelhos respiradores para o Rio Grande do Sul. A confirmação ocorreu em reunião com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O Ministério da Saúde já enviou 535 aparelhos desde o começo da pandemia do novo coronavírus.

Depois de cumprir agenda na capital, Eduardo Pazuello vai pernoitar em Porto Alegre e amanhã, pela manhã, ruma para Florianópolis.