Prefeitos de SC justificam reforço nas restrições contra Covid-19

Com leitos de UTI ocupados, a cidade de Tubarão endureceu restrições e foi seguida por demais municípios da região sul de Santa Catarina

Ocupação da UTI em hospital de Tubarão motivou reforço nas restrições | Foto: Divulgação/HNSC
Ocupação da UTI em hospital de Tubarão motivou reforço nas restrições | Foto: Divulgação/HNSC

Ao menos 14 municípios de Santa Catarina anunciaram a adoção de medidas mais rígidas no controle da disseminação da Covid-19. As cidades se concentram na região de Laguna, no Sul do estado vizinho. A primeira prefeitura a tomar iniciativas mais duras foi a de Tubarão. A ocupação elevada de leitos de UTI no município e o aumento do número de casos da doença motivaram o reforço nas restrições.

Serviços não essenciais deverão ficar fechados. Entre eles, estão salões de beleza, academias, shoppings e estabelecimentos comerciais em geral. O transporte coletivo público e privado foi suspenso. Também ficam proibidas a realização de eventos e a atividade esportiva profissional ou amadora. Os serviços essenciais, por outro lado, podem funcionar com uma série de restrições.

Há duas semanas, a região está sob risco gravíssimo na escala de monitoramento do governo estadual. É o nível mais alto de alerta. O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, reconhece que as medidas são duras, mas afirma que não há mais alternativas. “Eu quero me desculpar com todo o setor produtivo. Eu sei que é, mais uma vez, um sacrifício para a atividade econômica, que tem empregos em jogo, que tem renda em jogo”, lamentou. “A economia, com o tempo… Com dificuldades, é verdade, mas com o tempo nós vamos recuperar. Uma vida perdida não será recuperada”, ressaltou Ponticelli.

Restrições em Imbituba

Vão seguir as regras de Tubarão os municípios de Armazém, Capivari de Baixo, Imaruí, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho e Treze de Maio. As cidades de Gravatal, Braço do Norte e Grão Pará discordaram do aperto nas restrições, antevendo prejuízos ao comércio.

Imbituba, que registrou sua primeira morte pela Covid-19 nesta quinta-feira, irá adotar regras próprias para evitar a propagação do novo coronavírus. O prefeito explica que a quarentena reforçada não chega a ser um lockdown. Segundo Rosenvaldo da Silva Júnior, que é médico, não haverá controle da saída das pessoas de suas casas, mas serviços não essenciais deverão ficar fechados. “Vamos ter o fechamento de boa parte dos serviços, serviços públicos inclusive. Mas não é lockdown“, sublinhou. “Estamos entrando num regime de quarentena, uma quarentena mais intensa”, completou o prefeito.

As restrições têm como prazo inicial o período de nove dias. O sul de Santa Catarina, que reúne, além do entorno de Laguna, a região de Criciúma, já registrou quase 6 mil casos e 76 mortes pela Covid-19. Ao todo, o estado vizinho contabiliza 48 mil pessoas com a doença e 570 óbitos.