A cada 10 empresas fechadas em junho, quatro foram por pandemia, diz IBGE

A maior parte (99,2%) das companhias que encerraram as atividades eram de pequeno porte, ou seja, com até 49 funcionários

Pesquisa do IBGE vai trazer um panorama da situação das empresas menores, que são as principais empregadoras do país | Foto: NCOM/SEPLA PA/IBGE
Pesquisa do IBGE vai trazer um panorama da situação das empresas menores, que são as principais empregadoras do país | Foto: NCOM/SEPLA PA/IBGE

A cada dez empresas fechadas, temporária ou definitivamente, na primeira quinzena de junho, quatro foram por causa da pandemia, segundo a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (16).

Na primeira quinzena de junho, estima-se que o país tinha quatro milhões de empresas, sendo 2,7 milhões (67,4%) em funcionamento total ou parcial, 610,3 mil (15,0%) fechadas temporariamente e 716,4 mil (17,6%) encerradas em definitivo.

Ao total, 1,3 milhão de empresas encerraram as atividades no período, sendo 522,7 mil (39,4%) por causa da pandemia. Destas, a maior parte (518,4 mil, 99,2%) eram de pequeno porte (até 49 empregados), 4,1 mil (0,8%) de porte intermediário (de 50 a 499 empregados) e 110 (0%) de grande porte (mais de 500 empregados).

Os setores mais prejudicados foram o de serviços, com 258,5 mil (49,5%) empresas fechadas, comércio, com 192,0 mil (36,7%), construção, com 38,4 mil (7,4%) e indústria, com 33,7 mil (6,4%).

O coordenador de Pesquisas Estruturais e Especiais em Empresas do IBGE, Alessandro Pinheiro, afirma que a pandemia afetou mais as empresas ligadas à serviços prestados às famílias.

“Os dados sinalizam que a Covid-19 impactou mais fortemente segmentos que, para a realização de suas atividades, não podem prescindir do contato pessoal, tem baixa produtividade e são intensivos em trabalho, como os serviços prestados às famílias, onde se incluem atividades como as de bares e restaurantes, e hospedagem; além do setor de construção”, diz Pinheiro.

Impactos da pandemia nos negócios

A pesquisa aponta que entre 2,7 milhões de empresas em atividade, 70% afirmaram que a pandemia teve um impacto geral negativo sobre o negócio. Apenas 16,2% declararam que o efeito foi pequeno ou inexistente. Por outro lado, 13,6% afirmaram que a pandemia trouxe oportunidades e que teve um efeito positivo sobre a empresa.

Sete em cada dez empresas (70,7%) sentiram queda na venda de produtos ou serviços por causa da pandemia.

Já 17,9% disseram que o efeito foi pequeno ou inexistente e 10,6% afirmaram aumento nas vendas com a pandemia.

Metodologia da pesquisa

O IBGE afirma que a pesquisa vai acompanhar os efeitos da pandemia do coronavírus nos setores da indústria, construção, comércio e serviços. Os dados começaram a ser coletados em 15 de junho, por telefone com cerca de duas mil empresas.

Os resultados serão divulgados quinzenalmente. A primeira divulgação traz comparações entre a primeira quinzena de junho e o período anterior ao início da pandemia, em 11 de março. As demais trarão comparações com a quinzena imediatamente anterior.