Oito senadores brasileiros formarão comissão de ajuda a vítimas de xenofobia em Angola

Expectativa é de que parlamentares embarquem a partir de 9 de agosto

Foto: Reprodução/Record TV

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, a viagem de uma comitiva formada por oito parlamentares para acompanhar a situação de brasileiros que vêm sofrendo ataques violentos por parte de dissidentes da Igreja Universal em Angola.

Ao colocar o requerimento em votação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AL), afirmou ter sido procurado pelos senadores Major Olímpio (PSL-SP) e Marcos do Val (Podemos-ES) em nome da Comissão de Assuntos Exteriores da Casa.

“São muitos brasileiros que estão sendo vítimas de ameaças constantes lá em Angola e, por isso, se colocou na mesa um requerimento extra pauta”, explicou Alcolumbre.

De acordo com o presidente do Senado, ainda deve ser avaliado o momento adequado para que a viagem seja realizada com todo o aparato diplomático necessário. A expectativa é de que parlamentares embarquem a partir de 9 de agosto, data em que o país não deve estar mais fechado em função da pandemia do novo coronavírus. Enquanto isso, as articulações ocorrerão remotamente.

A delegação pretende manifestar diretamente às principais autoridades angolanas a indignação com os recentes episódios de xenofobia e perseguição religiosa. O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou que a situação dos brasileiros vítimas de violência é avaliada. “Nós estamos atentos a essa questão e cuidando das prerrogativas que vossas excelências colocaram sob minha responsabilidade”, afirmou Trad.