FGF alinha com Prefeitura de Porto Alegre e SSP retomada do Gauchão

Meta primordial é evitar aglomerações entre torcedores

Foto: Pedro Trindade / FGF / Divulgação

Representantes do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre reuniram-se com o presidente, Luciano Hocsman, e integrantes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), na tarde desta quarta-feira, para avaliar os protocolos previstos para o retorno dos jogos em Porto Alegre.

A FGF apresentou o plano de segurança a ser adotado junto aos clubes no retorno do Gauchão. Ficou alinhado entre a prefeitura e a Federação que as medidas serão levadas para detalhamento em reunião com toda a equipe do comitê para aprofundar as informações e definir os próximos passos da negociação.

Também hoje, a FGF se reuniu com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). A retomada do Campeonato Gaúcho está autorizada pelo governo estadual, desde a semana passada. Além do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do presidente da Federação, participaram integrantes das áreas técnicas das duas instituições.

No encontro, a FGF apresentou à SSP uma proposta de protocolo de isolamento para evitar a aglomeração de torcedores em torno de estádios que venham a receber os jogos, garantindo o cumprimento do distanciamento social, necessário à prevenção da Covid-19.

O presidente da entidade agradeceu a disponibilidade de diálogo por parte do Executivo estadual e destacou a importância do planejamento integrado com o poder público.

O vice-governador ressaltou a importância do alinhamento entre todos os órgãos envolvidos diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus. Ranolfo designou a chefia de gabinete da SSP como ponto focal para interlocução com a entidade esportiva. Ficou agendada para esta quinta-feira mais uma reunião com a chefia da Polícia Civil e os comandos-gerais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar para tratar do planejamento operacional.

Ele destacou ainda que a expectativa em torno da retomada da competição e a previsão meteorológica para as próximas semanas, que indica tempo firme, exigem atuação responsável dos envolvidos para evitar aglomerações.

O plano apresentado pela FGF prevê a delimitação de um perímetro entre 300 e 500 metros no entorno dos estádios, chamado de safezone, para bloquear qualquer circulação de pessoas que não trabalhem diretamente na realização das partidas. A entidade informou que está em contato com uma empresa para o fornecimento de gradis e que vai ter equipes de segurança privada para atuar nesses locais.

Além disso, a federação produziu uma campanha publicitária com a participação de jogadores dos clubes do Gauchão, com a intenção de reforçar para os torcedores que eles não devem se deslocar aos estádios. A veiculação da campanha está prevista para começar no sábado.

O presidente da FGF destacou, ainda, o papel essencial da imprensa para reforçar o recado aos torcedores.

As áreas técnicas da SSP e da FGF darão sequência ao planejamento operacional para definição de efetivos, materiais e perímetro necessário em cada uma das sedes dos jogos, ainda a serem confirmadas pela federação.

Para alinhar a atuação dos órgãos de fiscalização municipal, representantes das prefeituras também serão agregados no planejamento. Os trabalhos ainda vão contar com participação do Juizado Especial do Torcedor, por meio do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado, que estarão presentes para autuar eventuais descumprimento às determinações de segurança.