Dezoito cidades de SC farão lockdown para tentar conter a Covid-19

Medida entra em vigor nesta quinta

Foto: Facebook / Divulgação

Após a prefeitura de Tubarão, no sul de Santa Catarina, decretar lockdown para conter o avanço do novo coronavírus, prefeitos de 17 cidades da região assinaram uma resolução se comprometendo a replicar a medida nas demais cidades. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, as medidas devem durar nove dias, afetando todas as atividades de caráter não essencial.

Tubarão é a cidade que concentra os leitos para tratamento da Covid-19 na região. A situação ficou crítica após o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) atingir 100% da capacidade de internação em UTIs.

O número de pessoas infectadas na cidade passou de 542 para 944 em 10 dias. Em Laguna, município vizinho, o número de novos casos cresceu vertiginosamente, saltando de pouco mais de 100 infectados na semana passada para 800 na terça-feira.

O lockdown passa a valer a partir desta quinta nos 18 municípios da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel): Tubarão, Laguna, Braço do Norte, um dos primeiros focos da doença no estado, Imbituba e cidades vizinhas.

“Foi uma medida inevitável diante da falta de leitos nos hospitais. Nós acreditamos que essa decisão pode ser inclusive replicada para outras regiões, como no Meio Oeste, Vale do Itajaí e na região de Blumenau”, afirmou Orildo Severgnini, presidente da Federação Catarinense dos Municípios.

Severgnini lembrou que, além dos esforços para abertura de novos leitos, o estado ainda sofre com a falta de insumos para intubação de pacientes e criticou o governo estadual. “O governo adotou a regionalização e se comprometeu com a infraestrutura, mas no meio do caminho abandonou as administrações locais”, declarou.

O avanço da doença em Santa Catarina se intensificou no último mês, após a flexibilização das regras de isolamento. O estado havia sido um dos primeiros a adotar medidas mais rígidas, a partir de 17 de março. Mas ainda em abril, quando tinha menos de mil casos confirmados e 52 mortes, o afrouxamento iniciou com a reabertura do comércio e de shoppings centers.

Em 1º de junho, o governador Carlos Moisés (PSL) emitiu decreto autorizando municípios a adotarem eles próprios as regras para flexibilização do isolamento. Em 8 de junho, o transporte coletivo voltou a circular nas principais cidades catarinenses. Nessa data, o número de infectados já batia 13 mil, com 228 mortes.

Atualmente, Santa Catarina registra 46 mil casos confirmados e 534 mortes. O número de internações em UTIs não para de aumentar, e diversas unidades de atendimento chegaram ao limite da capacidade de atendimento.

Procurada, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina não quis comentar o lockdown no sul do estado. Também não soube informar quando devem chegar os insumos para intubação de pacientes.