Defesa Civil emite novo alerta para inundações a partir desta quinta-feira

Advertência vale para as bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Taquari, que seguem com níveis acima dos limites de inundação.

Foto: Prefeitura de São Sebastião do Caí / Facebook / Divulgação

A Defesa Civil Estadual emitiu mais um alerta para a possibilidade de inundações em 17 cidades gaúchas, em razão das chuvas acumuladas previstas para ocorrerem a partir desta quinta-feira. O alerta, com vigência de 48 horas, é para as bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Taquari, que seguem com níveis acima dos limites de inundação.

O aviso é válido para cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, Montenegro, Lajeado, Santa Tereza, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado. As chuvas devem afetar principalmente córregos, arroios e rios de menor porte.

Essas regiões seguem se recuperando de temporais que causaram cheias nas duas últimas semanas. Nesta tarde, pelo menos 650 pessoas conseguiram retornar para casa. O Rio Grande do Sul continua, no entanto, com 3.070 pessoas afetadas em 24 cidades: 1.029 delas em abrigos públicos e 2.041 em casas de amigos e parentes.

Previsão de acumulados expressivos de chuva

A previsão, conforme a Defesa Civil, é de que as chuvas retornem ao longo da quinta-feira e atinjam novamente regiões onde o solo já está saturado. “A maior parte da chuva prevista deve virar escoamento superficial, contribuindo rapidamente com a elevação dos rios nas bacias da metade Norte, bem como potencializando a ocorrência de inundações”, cita a nota emitida pelo órgão.

Na sexta, as instabilidades devem perder força, com a chuva concentrada no Norte gaúcho, no período da manhã, de forma isolada e de fraca intensidade.