Santa Casa projeta chegar, em duas semanas, a 80 leitos exclusivos à Covid-19

Complexo dispõe hoje de 47 vagas

Santa Casa procedimentos
Foto: Reprodução Santa Casa

O Complexo Hospitalar da Santa Casa, que atendia hoje 39 pacientes com Covid-19 e seis com suspeita da doença, é o terceiro com o maior número de pacientes em terapia intensiva em razão do novo coronavírus em Porto Alegre. O posto denota o agravamento da pandemia. Até o mês passado, o local recebia poucos pacientes com o vírus. Até o final de julho, o Complexo deve contar com 80 leitos de UTI SUS exclusivos a casos do novo coronavírus. Hoje, o total é de 47.

De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, Ricardo Kroef, desde fevereiro o Complexo integra a estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no combate à Covid-19. Nas fases 1 e 2 do plano, conforme Kroef, o acerto era manter a Santa Casa “resguardada” no sentido de prestar atendimento a outras doenças, muito prevalentes e graves também, como câncer, complicações neurológicas e cardiovasculares. “Já que outros hospitais desde o início se dedicaram ao combate à Covid-19, ficamos assim”, afirmou.

A partir do que se chamou fase 3, desencadeada no momento em que aumentou a pressão sobre as UTIs, principalmente nos Hospitais de Clínicas e Conceição, a Santa Casa, abriu novos leitos para receber esses pacientes.

Além dos espaços destinados para complicações da Covid-19 em UTIs, a Santa casa ainda deve oferecer pelo menos 61 leitos clínicos também para receber esses pacientes. De acordo com Kroef, a Santa Casa espera abrir mais 17 leitos de Covid, após o dia 20, chegando ao total de 80, até o fim do mês.

Apesar do aumento constante e consistente nas internações de pacientes com a Covid-19 em leitos de UTI, Kroef ressaltou que Porto Alegre teve uma estratégia positiva. “A cidade se preparou adequadamente para essa abertura de novos leitos, não teve que correr desesperadamente atrás das tecnologias”, destacou. Na Santa Casa, os novos leitos devem continuar sendo abertos conforme a demanda. “Faremos uma abertura gradual de acordo com as necessidades”, assinalou.