Número de desabrigados e desalojados ainda ultrapassa os 3 mil no RS

Cerca de 400 pessoas conseguiram retornar para casa na tarde desta segunda-feira

Alojamento no Parque do Imigrante, em Lajeado. Foto: Divulgação

Cerca de 400 pessoas conseguiram voltar para casa, na tarde desta segunda-feira, depois de afetadas pelas enchentes na semana passada. O Rio Grande do Sul ainda soma 3.899 desabrigados e desalojados em razão das chuvas em 30 cidades. São 1.286 abrigados em espaços públicos e 2.611 que recebem abrigo em casas de amigos, vizinhos e parentes.

O tempo firme desta segunda-feira permitiu o retorno de 148 pessoas para casa em Eldorado do Sul, que segue registrando 113 desabrigados e desalojados, conforme a Defesa Civil estadual. Em São Jerônimo, onde 195 moradores seguem fora de casa, 300 puderam retornar nesta tarde. Em Mampituba, há quatro desalojados e desabrigados, tendo retornado 18.

Entre as cidades com maior número de moradores fora de casa ainda aparecem: Roca Sales, com 1.045 pessoas; seguida de Lajeado, com 720; e São Jerônimo, com 195.

A Defesa Civil contabiliza, até o momento, cinco cidades com situação de emergência decretada: Roca Sales, Arroio do Meio, São Jerônimo, Montenegro e Eldorado do Sul. Ainda não aparecem no boletim estadual os municípios de São Sebastião do Caí e Caxias do Sul, que informaram ter recorrido ao decreto.