Justiça aceita denúncia e mãe do menino Rafael vira ré em Planalto

Juíza converteu prisão em preventiva e negou pedido de transferência para prisão mais próxima da casa de Alexandra Dougokenski

Foto: Arquivo pessoal / Reprodução

A Justiça aceitou, nesta segunda-feira, a denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual contra Alexandra Dougokenski, que confessou ter matado o filho, de 11 anos, em Planalto, no Norte gaúcho. Alexandra tornou-se ré pelos crimes de homicídio doloso quadruplamente qualificado cometido contra filho Rafael Mateus Winques, em 15 de maio.

As qualificadoras citadas foram motivo torpe, motivo fútil, asfixia e dissimulação e recurso que dificultou a defesa da vítima. Alexandra também vai responder por outros três crimes: ocultação de cadáver, falsidade ideológica e fraude processual.

Na decisão, a juíza Marilene Parizotto Campagna, acompanhando o pedido da promotora de Planalto, Michele Dumke Kufner, converteu a prisão temporária em preventiva por considerar que o comportamento da denunciada “demonstra que as medidas cautelares diversas da prisão são ineficazes para garantir o normal funcionamento da Justiça através do processo”.

A magistrada também negou o pedido formulado pela defesa para transferir Alexandra para um estabelecimento prisional mais próximo de casa. A mulher, com isso, segue detida no Presídio Feminino de Guaíba, na região Metropolitana.