Academias e parques começam a reabrir nesta segunda em São Paulo

Academias vão operar seis horas por dia, com apenas 30% da capacidade. Das 10h às 16h, parques funcionarão somente nos dias da semana

Foto: Construtora Silva Campos / Divulgação / CP

Academias e parques municipais de São Paulo começam a reabrir a partir desta segunda-feira (13), como anunciou na última semana o prefeito Bruno Covas.

Após quatro meses fechadas, as academias voltarão a funcionar tendo que seguir uma série de regras previstas no protocolo assinado por Covas.

Elas vão operar seis horas por dia, com apenas 30% da capacidade. Os alunos deverão agendar os exercícios, e o farão de forma individual. Haverá, também, restrição no uso de vestiários

Parques

A partir desta segunda-feira, 70 dos 108 parques municipais da capital paulista estarão abertos. Eles funcionarão, em princípio, apenas nos dias de semana, das 10h às 16h. Os dois maiores parques da cidade – do Ibirapuera e do Carmo – terão horário ampliado, das 6h às 16h.

Os bebedouros ficarão temporariamente fechados, assim como alguns banheiros onde não seja possível respeitar o distanciamento. No lugar destes últimos, banheiros químicos serão instalados. Recomenda-se aos frequentadores que levem água.

Além do controle de acesso nas entradas dos parques, uso de máscara será obrigatório. Os permissionários que vendem alimentos também estão liberados para trabalhar desde que sigam os protocolos de segurança.

Parques estaduais

Como confirmou em coletiva de imprensa o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, dez parques estaduais também reabrem a partir desta segunda.

São eles Água Branca, Villa Lobos, Cândido Portinari, Parque Ecológico do Tietê, Jardim Botânico, Zoológico e Zoosafari – os três últimos operando com 50% de capacidade. Os parques Cantareira e Jaraguá também estarão abertos, mas mediante agendamento.

O horário e os dias de abertura serão os mesmos dos parques municipais, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Assim como para os parques municipais, a recomendação é que os visitantes pratiquem suas atividades físicas individualmente.

Parques temáticos e parques de diversão

Os parques temáticos e parques de diversão serão reabertos apenas em 12 de outubro, desde que a região tenha permanecido na fase verde por 28 dias.

Estes parques irão operar com ocupação máxima de 60%, com controle de acesso, distanciamento de público e compra antecipada de ingressos.