Preso na Lava Jato, ex-deputado Nelson Meurer morre com Covid-19

Ele tinha 78 anos e cumpria prisão no Paraná após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal em processo de corrupção

Foto: Viola Junior/Câmara dos Deputados

Primeiro parlamentar no exercício do mandato a ser condenado na Operação Lava Jato, o ex-deputado federal paranaense Nelson Meurer (PP), de 78 anos, morreu neste domingo, vítima da Covid-19. A Prefeitura de Francisco Beltrão, cidade que ele governou de 1989 e 1993, confirmou a informação.

Meurer cumpria pena desde o fim de 2019 em uma penitenciária do Paraná por determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-parlamentar internou-se na última terça-feira em um hospital particular em Francisco Beltrão, após ter sido infectado pelo coronavírus na unidade prisional.

Além de prefeito, Meurer exerceu o cargo de deputado federal por seis mandatos consecutivos, entre 1995 e 2018. A Segunda Turma do STF o condenou por unanimidade, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em maio de 2018, o ainda deputado recebeu a pena de 13 anos e nove meses de prisão em regime fechado. Recorreu em liberdade, mas acabou preso em novembro do ano seguinte.

Meurer se tornou, ainda, o primeiro político com foro privilegiado condenado pela Lava Jato no Supremo. Segundo as investigações, o deputado recebeu R$ 4 milhões em vantagens indevidas oriundas da Petrobras.

Como parlamentar, Meurer era líder do PP na Câmara. O partido recebeu R$ 357,9 milhões em propina envolvendo contratos da petroleira, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR). O político sempre negou as acusações e se declarou inocente.