Governo do RS recebe 63 recursos para reconsideração de bandeiras no combate ao coronavírus

São 391 municípios na situação de risco alto de infecção

Leitura permanente das bandeiras para a 10ª rodada do Distanciamento Controlado será divulgada nesta segunda-feira - Crédito: Felipe Dalla Valle / Divulgação Palácio Piratini

Após um prazo de 36 horas, o governo estadual recebeu 63 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado, adotado para conter a disseminação do novo coronavírus. Municípios e associações regionais tinham até as 6h deste domingo para formalizar os recursos contra a cor da bandeira que receberam. A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, nesta segunda-feira, o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de terça.

Nesta rodada, o Rio Grande do Sul atingiu maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Conforme o mapa divulgado na sexta-feira, 15 regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto para a Covid-19. As cinco restantes ficaram com bandeira laranja (risco médio).

Essas áreas juntas reúnem quase 85% da população gaúcha (9,5 milhões de habitantes). Dos 391 municípios dessas regiões, 218 poderão, ainda assim, adotar o regramento laranja, já que não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento.

O volume de recursos recebidos pelo governo é o segundo maior até o momento. Em 28 de junho (oitava rodada do distanciamento controlado), haviam sido 67. Na semana passada, foram 37 e, em 21 de junho, 30 solicitações.

Dentre as regiões classificadas em bandeira vermelha, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões e Pelotas permanecem sob a trava de segurança, o que significa que, mesmo se apresentarem melhora na próxima atualização, ainda cumprirão uma semana com as restrições da bandeira vermelha.