Defesa Civil contabiliza 30 cidades com estragos em razão das chuvas no RS

Mais de 6,4 mil pessoas seguem fora de casa em razão de inundações

Foto: Alina Souza / CP

Ao menos 30 cidades gaúchas relataram estragos à Defesa Civil estadual em razão das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. De acordo com o mais recente levantamento do órgão estadual, 6.453 pessoas seguem fora de casa em função de enchentes e inundações.

Do total, 1.365 pessoas seguem desabrigadas (em espaços públicos) e 5.086 desalojadas (em casa de amigos ou parentes). As chuvas também causaram duas mortes no Rio Grande do Sul. A primeira deles em Caxias do Sul, provocado por um deslizamento de terra. A segundo, notificado nessa sexta-feira, ocorreu na cidade de Colinas, onde um idoso teve o carro arrastado pela correnteza.

As cidades de Igrejinha e Roca Sales foram as que registraram o maior número de desalojados, respectivamente, 2 mil e 1 mil moradores longe de casa. A Defesa Civil contabiliza, até o momento, cinco cidades com situação de emergência decretada: Roca Sales, Arroio do Meio, São Jerônimo, Montenegro e Eldorado do Sul.

Já os municípios de São Sebastião do Caí e Caxias do Sul informaram ter decretado situação de emergência. Ambas, porém, ainda não aparecem no boletim estadual mais recente. O nível do rio Caí mantém o movimento de subida neste domingo. Além de manter e dar toda a assistência para as 39 famílias desalojadas desde a noite de terça-feira, a Defesa Civil já se prepara para possíveis novas remoções.