Nível do Jacuí começa a diminuir em São Jerônimo, aponta Defesa Civil

Entre 1.200 e 1.300 pessoas seguem desabrigadas e desalojadas em São Jerônimo após alta do rio Jacuí; município decretou situação de emergência

Autoridades monitoram pontos de alagamento em São Jerônimo | Foto: Divulgação/Defesa Civil
Autoridades monitoram pontos de alagamento em São Jerônimo | Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil de São Jerônimo, na região Carbonífera, projeta um cenário de estabilidade após a enchente do Rio Jacuí. Equipes do município observam que o nível da água deixou de subir e, em alguns pontos, está diminuindo. Um decreto de emergência já foi assinado pelo prefeito Evandro Heberle. O próximo passo é obter a homologação e o reconhecimento da documentação.

Ruas alagadas em São Jerônimo
Ruas alagadas em São Jerônimo

Os bairros São Francisco, Princesa Isabel, Lindos Ares e parte do Centro são os mais atingidos em São Jerônimo. A coordenadora da Defesa Civil, Leni Leal de Almeida, contabiliza entre 1.200 e 1.300 pessoas afetadas, entre desabrigados e desalojados. “Graças a Deus [o nível] começou a baixar agora. Creio que, até amanhã, nós já vamos ter uma situação bem estabilizada. Mas ainda há preocupação. Acredito que a chuva vai ser leve e que não vai causar grande impacto. A princípio, vamos voltar à normalidade devagarinho”, relatou.

Durante a madrugada e a manhã deste sábado, a Defesa Civil percorreu as ruas de São Jerônimo e observou ainda alguns pontos alagados.