Nível do Guaíba sobe e alcança 2,61 metros no Cais Mauá

Até o início da manhã, nenhuma família havia sido removida da região das ilhas do Guaíba, conforme monitoramento da Defesa Civil

Cheia do Guaíba já atingiu 2,61 metros neste sábado | Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo
Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

O nível do Guaíba aumentou durante a madrugada deste sábado, com a chuva e o fluxo dos afluentes. De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, as águas alcançaram 2,61 metros nas últimas horas. A medição foi feita no Cais Mauá, cujo limite de transbordamento é de 3 metros. Já a cota de cheia do lago na região das ilhas é de 2,10 metros.

Segundo registros verificados pela MetSul Meteorologia, este foi o quinto maior indicador da história. A maior cheia da cidade ocorreu em 1941, quando o Guaíba alcançou 4,76 metros. Outras grandes enchentes foram observadas nos anos de 1967 (3,13 metros), 2015 (2,97 metros) e 2016 (2,65 metros).

Ruas da zona Norte alagaram com refluxo do esgoto provocado por alta do Guaíba | Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo
Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

Na noite dessa sexta-feira, as águas do Guaíba começaram a refluir pela rede de esgoto no Quarto Distrito, na zona Norte de Porto Alegre. Alguns alagamentos foram registrados, como ocorreu na esquina da avenida Missões com rua Ernesto da Fontoura, no bairro São Geraldo durante a madrugada.


 

Ilhas do Guaíba

Mesmo com o alerta para a região das ilhas, nenhuma família precisou ser removida de sua residência. O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, relata que as equipes de resgate passaram a noite no bairro Arquipélago monitorando a situação. “Não houve nenhum resgate. Nós tivemos um chamado, de um casal de idosos, mas chegou na hora e eles se recusaram a sair da residência”, contou. “O abrigo que está disponível, montado na Escola Alvarenga Peixoto, permanece vazio”, completou Rodrigues.

Abrigo em escola foi preparado para receber moradores das ilhas do Guaíba | Foto: Divulgação/PMPA
Abrigo em escola foi preparado para receber moradores das ilhas do Guaíba | Foto: Divulgação/PMPA

A escola fica no lado sul da Ilha dos Marinheiros. Na sexta-feira (10), o prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou o local. A Prefeitura de Porto Alegre trabalha com uma projeção de cheia entre 2,70 e 2,80 metros, até o início da semana.