São Sebastião do Caí decreta situação de emergência devido à enchente

Mais de 1,7 mil pessoas foram atingidas pelos alagamentos

Foto: Prefeitura de São Sebastião do Caí / Facebook / Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião do Caí decretou, na noite desta quinta-feira, situação de emergência em razão da enchente do rio Caí que atinge a cidade. O documento com o levantamento de danos, elaborado pela Defesa Civil municipal, foi repassado ao prefeito do município, Clóvis Duarte.

Segundo os dados da Defesa Civil Municipal, a cheia do Rio Caí ocorrida entre terça e quarta-feira atingiu de alguma forma 1,7 mil pessoas em São Sebastião do Caí. “Tivemos de levar 54 famílias, mais de 160 pessoas, para os dois abrigos no bairro Rio Branco. Mas registramos 1,7 mil pessoas que tiveram casas ilhadas, pátios invadidos ou outros tipos de transtornos, mas que ficaram em suas residências ou foram para casas de parentes e amigos”, informou o coordenador Pedro Griebler.

A Defesa Civil do Estado entregou para o Município repassar aos desabrigados 300 cobertores, 300 frascos de álcool gel, 20 face shields (protetores de face), 324 unidades de sabão e sabonete em barra, 400 pares de luvas, 10 mil máscaras simples e 2 mil peças de roupas para adultos e crianças.

Com o rio estando às 8 horas desta sexta-feira com cerca de 11 metros e baixando, o trabalho de limpeza de ruas, terrenos e casas já é intenso por todo o Município. Entretanto as famílias ainda não irão retornar para casa devido a previsão de novos alagamentos durante o fim de semana. “As famílias alojadas nos abrigos devem permanecer por lá até segunda-feira. Há previsão de chuva para este fim de semana, portanto seguiremos dando toda a assistência necessária e só iniciaremos o retorno com as melhores condições possíveis”, salientou o prefeito Clóvis Duarte.