OMS: Tedros sugere “ações agressivas e unidade nacional” aos países para conter pandemia

Diretor-geral enfatizou a importância de aplicar testes de detecção, rastrear casos e isolar pacientes

Foto: Divulgação/WHO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta sexta-feira, que ainda é possível controlar a epidemia de coronavírus, embora o número de casos “tenha mais que dobrado nas últimas seis semanas”. “Existem muitos exemplos em todo o mundo que mostraram que, embora a epidemia seja muito intensa, ainda pode ser controlada”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citando os casos da Espanha, Itália e Coreia do Sul. As informações foram publicadas pela Agência France Presse (AFP).

“Somente ações agressivas combinadas com a unidade nacional e a solidariedade global podem reverter o caminho da pandemia”, alertou. O chefe da OMS mais uma vez enfatizou a importância de aplicar testes de detecção, rastrear casos e isolar pacientes “para quebrar as redes de transmissão”.

O coronavírus causou mais de 560 mil mortes em todo o mundo desde que o escritório da OMS na China informou o início da doença no fim de dezembro. Mais de 12,6 milhões de casos foram diagnosticados oficialmente. Pelo menos 7,3 milhões pessoas se curaram.

Entretanto, à medida que o desconfinamento avança em muitos países, crescem os temores de uma nova onda epidêmica. Quando os casos reaparecem, é preciso “agir rapidamente”, insiste Maria Van Kerkhove, funcionária da OMS responsável pela situação da Covid-19.

Michael Ryan, outro funcionário da OMS, pediu às autoridades que “eliminem rapidamente bolsões de infecção” para evitar o confinamento de países inteiros.