Estado classifica 15 regiões com bandeira vermelha; restrições atingem 85% dos gaúchos

Em mapa preliminar, apenas Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Bagé e Lajeado permaneceram com bandeira laranja

Foto: Reprodução

Com a piora em indicadores de saúde, o mapa preliminar de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira pelo governo estadual, classificou 15 das 20 regiões com a bandeira vermelha, por indicarem alto risco de contágio do novo coronavírus. Essas áreas juntas reúnem quase 85% da população gaúcha (9,5 milhões de habitantes).

Na rodada definitiva do mapa anterior, eram seis regiões em vermelho, o equivalente a 53% da população. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira.

Em uma semana, aumentou em 21% o total de internações em UTIs em função da Covid-19, passando de 418 para 504.

A análise preliminar dos índices de propagação do vírus e de ocupação dos leitos trouxe, novamente, as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeiras das Missões e Pelotas em bandeira vermelha. Essas áreas já haviam sido classificadas como alto risco na rodada anterior.

As regiões de Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul evoluíram de bandeira laranja para vermelha nesta rodada.

Dos 391 municípios que compõem as áreas em vermelho, 218 poderão adotar o regramento laranja, já que não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento.

No mapa preliminar, apenas Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Bagé e Lajeado permaneceram com bandeira laranja.

Embora nenhuma região tenha sido classificada com risco altíssimo (bandeira preta), tampouco houve classificação de risco baixo (bandeira amarela). Nesta rodada, inclusive, nenhuma região apresentou melhora nos índices.

Agora, os prefeitos que quiserem questionar os indicadores poderão apresentar recursos até as 6h deste domingo. Na segunda-feira, o Gabinete de Crise analisa os dados enviados e roda o mapa novamente, divulgando à tarde as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 14 a 20 de julho.

Quatro regiões ficaram no vermelho indiferente de melhora nos índices

As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e de Capão da Canoa permanecem em bandeira vermelha pela quarta semana consecutiva.

Já as de Passo Fundo e Santo Ângelo, se mantida a bandeira vermelha após as análises de recursos, também ficarão inseridos na chamada ‘trava de segurança’, já que terão obtido bandeira vermelha por dois períodos alternados, dentro do prazo de 21 dias.