Cheias: quatro municípios já decretaram situação de emergência

Número de pessoas fora de casa caiu para 3.848

Parque do Imigrante, em Lajeado. Foto: Divulgação

O número de pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul em razão das cheias, que chegou a ultrapassar 4,5 mil, baixou para 3.848 no fim da tarde desta sexta-feira, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil. Há 1.210 desabrigados em espaços públicos e 2.636 desalojados, em casas de vizinhos ou familiares.

A Defesa Civil informou que duas cidades decretaram situação de emergência: Arroio do Meio, que relatou 100 desalojados, e São Jerônimo, com 1500 desalojados e 15 desabrigados, na tarde de hoje. Outros dois municípios também informaram ter encaminhado decreto: São Sebastião do Caí, que abriga 160 moradores em locais públicos, e Caxias do Sul, onde as chuvas provocaram deslizamentos, ameaçando residências e causando uma morte. A cidade tinha 20 desalojados na tarde de hoje.

O órgão incluiu no boletim a cidade de Porto Alegre, onde três pessoas foram tiradas de casa. O nível das águas do Guaíba atingiu, na tarde desta sexta, 2,50 metros de altura no Cais Mauá, passando em um centímetro a cota máxima de atenção, de 2,49, e prestes a entrar no ranking das seis maiores cheias desde 1941. A tendência é de que a situação se agrave no fim de semana.

De acordo com o monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), nos próximos dias as bacias do Gravataí e Sinos devem seguir em elevação em função do tempo de deslocamento da onda de cheia, colaborando para elevar ainda mais o nível do Guaíba até a próxima segunda-feira. Nas ilhas Grande dos Marinheiros, da Pintada, do Pavão e das Flores, dezenas de famílias acordaram cedo, nesta sexta, para começar a colocar os móveis para o alto.

Eduardo Leite sobrevoa Vale do Taquari

Mais cedo, o governador Eduardo Leite sobrevoou os vales do Caí e Taquari. Em Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo e colegas da região receberam o governador. Ele acompanhou a situação dos moradores que recebem abrigo no Parque do Imigrante.