Cheia do Guaíba já é uma das maiores em 80 anos

Escola estadual deve receber de 20 a 30 famílias desabrigadas na região das Ilhas, confirmou o prefeito Nelson Marchezan Jr.

Foto: Alina Souza/CP

O nível do Guaíba atingiu a marca de 2,52m, no fim da tarde desta sexta-feira, e igualou a marca da cheia de 2002, sendo, agora, uma das dez maiores desde 1941, de acordo com o serviço Metroclima, da Metsul Meteorologia. A Defesa Civil de Porto Alegre informou que mantém o monitoramento constante da situação.

Já acima da cota de atenção máxima, que é 2,49m, no início da noite as águas do Guaíba já refluíam pela rede de esgoto da zona Norte da cidade.

Com isso, moradores do Arquipélago precisarão, mais uma vez, ficar em alojamentos provisórios durante a cheia. Um desses abrigos já está preparado e fica na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, no lado sul da Ilha dos Marinheiros, cedida para esse fim pelo governo estadual.

De acordo com o prefeito Nelson Marchezan, que visitou o local na tarde desta sexta-feira, acompanhado da primeira-dama Tainá Vidal, a escola deve receber de 20 a 30 famílias atingidas, dependendo da cota de cheia.

A Prefeitura de Porto Alegre trabalha com uma projeção de cheia entre 2,70 e 2,80m, até o início da semana.

O prefeito ressaltou que o local é uma solução temporária. “Vão estar seguros aqui da cheia e também em relação ao coronavírus, com alimentação e roupas”, garante. Marchezan ainda frisou que as moradias nas ilhas estarão sempre sujeitas a enchentes e destacou a dificuldade de transferir as pessoas a outras regiões da cidade em definitivo, em função da resistência.

Ao fim da visita, o prefeito reafirmou a necessidade da população acompanhar os comunicados e orientações da Defesa Civil. “Pedimos para que as pessoas prestem atenção à Defesa Civil, para que a gente possa deslocar assim que necessário”, pontuou. Tainá também aproveitou para informar que as pessoas podem fazer doações de roupas e alimentos aos atingidos nos mesmos pontos de coleta da Campanha do Agasalho.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile