MetSul alerta para possibilidade de enchente de “grande vulto” para região Metropolitana do RS

Chuva deverá retornar ao Estado no final de semana

Foto: Jonathas Costa / Arquivo / CP

Após dois dias consecutivos de chuvas intensas, que levaram 3 mil pessoas a deixarem suas casas, o Rio Grande do Sul registrará nesta quinta e sexta-feira a queda de temperaturas, principalmente por conta do afastamento do ciclone e da presença do ar polar em território gaúcho. No final de semana, porém, a precipitação retorna e, conforme a MetSul, isso gera um novo alerta para enchentes não só para cidades do interior, como também para municípios que integram a região Metropolitana, uma vez que o nível do rio Guaíba está em ascensão. Há a possibilidade enchente de “grande vulto”, segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.

De acordo com a MetSul, o nível do Guaíba saltou de 1,91m para 2,06 nas últimas 48 horas e estaria subindo.  A chuva voltará ao RS já no sábado, com previsões indicando que municípios da Metade Norte, Campanha e Zona Sul sejam atingidos. A precipitação, no entanto, deverá ser irregular nessas regiões, mas na faixa central há a possibilidade de um fenômeno mais intenso, podendo chegar a 50 mm.

Quinta e sexta 

Com o ar seco e frio instalado no Rio Grande do Sul, algumas áreas do Estado registraram temperaturas próximas de 0ºC. Na região Metropolitana, a menor temperatura nesta quinta foi de 8ºC.

O frio se intensifica nesta sexta, com chance de geada e temperaturas próxima de 0ºC ou até mesmo negativas. Sol voltará a predominar e no período da tarde para a noite o ar gelado perderá força, proporcionando máximas de até 18ºC, pouco antes do retorno da chuva.