Após queda expressiva em abril, mortes no trânsito crescem de novo no RS

Número reflete isolamento social menor no segundo mês de enfrentamento à pandemia de Covid-19

Foto: Divulgação/PRF

Dados divulgados, nesta quinta, pelo Detran gaúcho mostraram que não se repetiu, em maio, a queda do número de mortes em acidentes de trânsito, registrada em abril. O total de óbitos, na comparação entre os meses, cresceu 61%, passando de 90 para 145, em razão de um isolamento social menor no segundo mês de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em relação a maio de 2019, quando morreram 155 pessoas, a queda é de 6,5%

No acumulado do ano (janeiro a maio), os motociclistas foram os únicos que tiveram aumento no número de mortes. Os demais tiveram redução: condutores (-11%), pedestres (-26%), passageiros (-18%) e ciclistas (-23%). Entre os motociclistas, a alta é 3% nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Puxado pelos resultados de abril, mês com o menor número de mortes em acidentes desde 2007 no trânsito gaúcho, o ano de 2020 segue com redução em relação a 2019. Foram 12,7% menos mortes do que nos cinco primeiros meses do ano passado.

Acidentes com morte

O número de acidentes com morte, em maio, também cresceu com relação a abril. Foram 128 e 86, respectivamente, uma alta de 48,8%. Em relação a maio do ano passado, período sem pandemia, o Detran registrou queda de 6,5%. No acumulado do ano (janeiro a maio), foram 13,6% menos acidentes com morte.