Após diagnóstico, Bolsonaro publica vídeo tomando hidroxicloroquina

Presidente anunciou resultado positivo para Covid-19 nessa terça-feira e informou o uso do medicamento no combate à doença

Bolsonaro negou ter sido alertado de corrupção pelo deputado federal Luis Miranda | Foto: Isac Nóbrega / PR

Após anunciar o diagnóstico positivo para Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou um vídeo, na tarde dessa terça-feira, tomando a hidroxicloroquina.

“Bem, estou tomando aqui a terceira dose da hidroxicloroquina (risos). Estou me sentindo muito bem. Tava (sic) mais ou menos no domingo, bão (sic) na segunda, hoje, terça, tô (sic) melhor que sábado. Com toda certeza, tá (sic) dando certo”, afirmou Bolsonaro.

Em seguida, o presidente ingere o medicamento e toma um copo d’água. “Sabemos que hoje em dia existem outros medicamentos que podem ajudar o combate ao coronavírus. Sabemos que nenhum tem a sua eficácia cientificamente comprovada, mas uma pessoa que tá (sic) dando certo. Então, eu confio na hidroxocloroquina, e você? Valeu. Tamo (sic) junto”, acrescentou.

Por volta das 12h, Bolsonaro anunciou em entrevista ter sido diagnosticado com coronavírus. “Estou perfeitamente bem”, disse. O presidente, na ocasião, informou que adotou o uso de hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento contra a Covid-19. O mandatário cancelou a agenda da semana e viagens previstas para quinta e sexta-feira.

Hidroxocloroquina
A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou no último sábado que vai descontinuar os testes com a hidroxicloroquina, uma vez que o medicamento não reduz a mortalidade de pacientes hospitalizados com a Covid-19.

A organização disse, também, que a decisão se aplica apenas aos testes realizados em casos de hospitalização, e não afeta possível avaliação de outros estudos do uso do medicamento em pacientes não-hospitalizados e na profilaxia pré ou pós-exposição ao vírus.