Presidente cogita Major Vitor Hugo para o Ministério da Educação

Eventual escolha de Major Vitor Hugo, líder do governo na Câmara, é vista como “solução a la Pazuello” pelo Palácio do Planalto

Presidente pode escolher Major Vitor Hugo para ter homem de confiança na Educação | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Presidente pode escolher Major Vitor Hugo para ter homem de confiança na Educação | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro cogita nomear o atual líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), como novo ministro da Educação. A aposta seria que o político teria papel importante em apaziguar as alas militar e ideológica. Outro objetivo seria o de melhorar a relação do Planalto com o Congresso Nacional. As informações são do Correio do Povo e do portal R7.

A intenção, segundo fontes do governo, é encontraruma solução como tem sido o papel desempenhado pelo general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. Já que as tentativas de encontrar um nome técnico não deram o resultado esperado, o jeito é apostar em alguém com o perfil político.

Entre os pontos positivos de Major Vitor Hugo está o currículo do parlamentar, visto como “irretocável”. O deputado goiano é ainda uma pessoa da estrita confiança de Jair Bolsonaro e seus filhos. Seria mais um militar ganhando destaque no Governo com a missão de apaziguar a crise.

Histórico confuso

O cargo de titular da Educação está vago há pouco mais de duas semanas, quando o Abraham Weintraub foi exonerado. O primeiro escolhido como substituto foi o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva. Mas o nome do economista foi alvo de polêmica antes mesmo da nomeação oficial. O reitor da Universidade de Rosário, na Argentina, negou que o professor tivesse certificado de doutorado pela instituição, e a Universidade de Wuppertal, na Alemanha, forneceu informação semelhante em relação ao pós-doutorado que Decotelli informava ter. Além disso, a Fundação Getúlio Vargas divulgou que investigaria suposto plágio em sua tese de mestrado e que ele não atuou como professor fixo, informações que foram negadas por Decotelli.

Na sequência, foi a vez do nome Renato Feder, atual secretário de educação do Paraná, sofrer resistência de aliados próximos a Jair Bolsonaro e de parte da base eleitoral do presidente. Além de ser uma indicação elogiada por alguns adversários políticos de Bolsonaro, pesou o fato de Feder não estar ligado à ala militar nem ao grupo ideológico que cercam o presidente, causando bombardeios de ambos os lados.