Água da chuva invade casas em Santo Cristo e Santa Rosa

Defesa Civil trabalha nas ocorrências nas duas cidades

Foto: Fabiano Lopes / Especial CP

O município de Santo Cristo, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, registrou mais de 200 milímetros de chuva nesta terça-feira, entre 5h e 15h30min. Segundo a Defesa Civil, os estragos foram registrados nas áreas urbana e rural do município. Há um desabrigado.

O coordenador da Defesa Civil de Santo Cristo, Irineu Aloísio Angst, disse que os alagamentos se concentraram em dois pontos da zona urbana da cidade, por onde passa o rio Monjolo: na rua Goiás, no Centro, e na vila Kleiring. A água invadiu pelo menos 10 residências. “Apesar do alagamento, não foram registrados estragos”, disse Angst.

Um idoso precisou ser retirado de casa devido à chuva. “Ele morava em uma casa de lona, e foi levado para um abrigo no Parque de Exposições da cidade”, revelou o coordenador.

A preocupação é com o nível das águas do rio Amandaú, que seguia subindo, comprometendo o trânsito em estradas que dão acesso ao município vizinho de Cândido Godói. A água invadiu um chiqueiro de porcos na Linha Arnoldo e há risco de atingir residências da área rural.

O município soma 1,1 mil quilômetros de estradas do interior, que foram parcialmente danificadas, assim como pontes. Quando a chuva der uma trégua, equipes da Defesa Civil devem fazer o levantamento do prejuízo.

A água também atingiu a estrutura dos dois principais parques aquáticos de Santo Cristo: Lago Azul e Hotel Fazenda Três Cascatas.

Santa Rosa: nível de rio preocupa
Em Santa Rosa, o Corpo de Bombeiros começou a receber chamados no começo da manhã. Fernando Klein, coordenador da Defesa Civil de Santa Rosa, revela que pelo menos 15 casas foram alagadas, nos bairros Planalto, Sulina e vial Piekala, com a elevação das águas do rio Pessegueirinho, que corta a cidade. Há pelo menos 30 desalojados, em casas de amigos e parentes, conforme a Defesa Civil estadual.

Equipes das duas entidades seguem trabalhando para ajudar famílias a levantar móveis, em áreas de risco. Como o nível do rio segue subindo, a Defesa Civil prepara um abrigo no ginásio de esportes do colégio Liminha, caso seja preciso durante a noite ou a madrugada.