Municípios em bandeira vermelha se preparam para recorrer

Distanciamento Controlado segue causando polêmica entre prefeitos do Interior

Caxias do Sul | Foto: PMCS / Divulgação / CP

Prefeitos de diferentes cidades do Estado já se preparam para apresentar recurso contra a bandeira vermelha. Conforme modelo de Distanciamento Controlado atualizado nesta sexta-feira, 10 regiões permanecem em risco alto de contágio.

A região de Caxias é uma das que deve entrar com pedido de revisão. Conforme a Associações dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), o recurso deve ser apresentado ao governo do Estado já neste sábado.

O prefeito de Caxias do Sul, Flavio Cassina, afirma que todos os esforços estão sendo tomados, incluindo abertura de novos leitos na cidade. “”A preocupação é muito grande e não temos outra alternativa a não ser recorrer novamente para continuarmos trabalhando de forma regular, principalmente o comércio e os serviços que são os mais afetados com essa mudança”, ponderou.

Outra região que deve recorrer é Santo Ângelo. Em sua página no Facebook, o vice-prefeito chegou a defender a abertura do comércio em cidades com menos de 90 mil habitantes no Estado.

Bruno Hasse pediu que o setor produtivo não seja afetado, mesmo com a classificação de bandeira vermelha. “Ninguém se preparou melhor do que o comércio, a indústria e a construção civil com a compra de equipamentos de proteção pessoal e protocolos de higienização e segurança”, assegurou.

A partir de agora, as regiões e os municípios têm até domingo de manhã para enviar recursos e pedidos de reanálise para uma posterior classificação. O resultado sai na segunda e o período de vigência das novas bandeiras inicia na terça.