Prefeitura de POA lança edital de concessão do Parque Harmonia

Trecho já revitalizado da Orla do Guaíba na região da Usina do Gasômetro também faz parte da concessão do Parque Harmonia

Parque Harmonia abriga celebrações da Semana Farroupilha | Foto: Guilherme Almeida/CP
Foto: Guilherme Almeida/CP

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, nesta sexta-feira, detalhes da concessão de duas áreas públicas na região central da cidade. O Parque Harmonia e parte da Orla do Guaíba serão administrados pela iniciativa privada por 35 anos. A abertura das propostas está marcada para o dia 31 de agosto e a assinatura do contrato deve ocorrer até dezembro deste ano. O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou da abertura da videoconferência agradecendo o trabalho das equipes da administração no processo.

Os concessionários serão responsáveis pela recuperação do espaço. A Prefeitura estabeleceu uma meta de investimentos de R$ 57 milhões. Não será autorizada a cobrança de ingressos para acesso ao Parque Harmonia. A realização do Acampamento Farroupilha no espaço será uma das obrigações da parceira privada. Além disso, o local deverá abrigar o Acampamento Indígena e o Rodeio de Porto Alegre, todos gratuitos. No entanto, a concessionária poderá criar outras atrações e eventos temporários para obter rendimentos.

O secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, observou que já há empresas interessadas em participar da concorrência. “A gente só lança um edital quando nós sabemos que há projetos. Mesmo num momento como este, difícil, que gera um conservadorismo dos grupos de investidores eventualmente interessados neste tipo de edital, nós fizemos sim várias rodadas de conversa”, detalhou.

Orla do Guaíba

Na Orla do Guaíba, o trecho compreendido pelo edital é o já revitalizado, nas imediações da Usina do Gasômetro. A empresa vencedora do certame será responsável pela administração do espaço, que abriga áreas de lazer, além de bares e restaurantes. A Prefeitura determinou um prazo 48 meses para a permanência dos atuais empreendimentos do local. O secretário Thiago Ribeiro reforçou que a concessão de um trecho já operante visa a preservação do ambiente. “A concessionária assume total responsabilidade pela manutenção operacional. Todos os investimentos eventualmente necessários para melhoramento de estruturas que venham a se deteriorar são de responsabilidade da concessionária ao longo de 35 anos”, comentou.

Ao citar o potencial turístico da região, o secretário adjunto da Cultura, Giovani Tubino, propôs a transferência da estátua do Laçador para a Rótula das Cuias. “Trazer o Laçador aqui para perto, para se juntar com o Gasômetro, se juntar ao Guaíba. Para se transformar ainda mais turístico este espaço que nós temos especial em Porto Alegre”, defendeu. O secretário Thiago Ribeiro afirmou que a Prefeitura ainda estuda se o monumento ficará no ponto atual, próximo ao Aeroporto, ou se será transferido.